O que é a campanha

Juventudes contra Violência é uma campanha de repúdio às violações dos direitos juvenis e de mobilização social pelo fim da violência contra a população jovem de Belo Horizonte e cidades da região metropolitana. A iniciativa é do Fórum das Juventudes da Grande BH, em parceria com a Associação Imagem Comunitária, com apoio do projeto Editoria Social da Gráfica e Editora O Lutador.

Liberdade, expressão, respeito, dignidade, autonomia, memória, justiça e diferença são as palavras-chave da campanha. A ideia é ampliar a discussão sobre o tema da violência contra as juventudes e estimular a construção de redes de proteção à cidadania juvenil, com a participação de diversos setores da sociedade.

A proposta é baseada na Agenda de Enfrentamento à Violência contra as Juventudes, documento que apresenta um diagnóstico sobre o fenômeno da violência contra as juventudes no contexto local e levanta prioridades para as políticas públicas.

A campanha prevê um extenso calendário de atividades ao longo de 2013, incluindo ações culturais de rua, debates e encontros entre diversas organizações que trabalham a temática das juventudes em Belo Horizonte e região metropolitana.